PROBLEMAS DE MEMÓRIA
A queixa de memória é rotina no consultório de neurologia.
É exatamente por isso que o especialista deve estar preparado para saber o que investigar e o que tratar, em todas as fases da vida do paciente em que esta demanda surgir.
Nos pacientes jovens, não é prudente pensar em doenças neurodegenerativas como Doença de Alzheimer, como ocorre nos pacientes idosos.
Nos jovens é comum que a queixa de memória seja decorrente de alterações no domínio cognitivo da atenção. São causas, por exemplo, transtornos de ansiedade e depressão e ainda transtornos do neurodesenvolvimento que passam anos a décadas de vida sem serem diagnosticados. Nestes últimos os maiores exemplos são o TDAH e a deficiência intelectual (antigamente chamada de retardo mental).
Já no idoso a queixa de memória deve levar em consideração as causas no adulto jovem, mas também deve prontamente direcionar a investigação das causas neurodegenerativas, como Doença de Alzheimer e demais doenças.
Não deixe de visitar e seguir nossas redes sociais do Instagram e YouTube, ambas com o nome Casal Neurologista. Nelas estamos sempre conversando sobre Neurologia Cognitiva e tirando as suas dúvidas.
Conte comigo, conhecimento é poder e eu estou aqui para te ajudar!