DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Este termo DEFICIÊNCIA INTELECTUAL é um termo relativamente novo. Ele veio para substituir o antigo termo RETARDO MENTAL, que tem uma carga muito negativa na nossa sociedade.
Quando eu digo que uma pessoa tem DEFICIÊNCIA INTELECTUAL significa que ela apresenta dificuldade na sua INTELIGÊNCIA.

Isso gera consequência não apenas no aprendizado da leitura, da escrita e da matemática, mas também é uma pessoa que vai ter dificuldade no aprendizado das atividades do dia a dia, por exemplo, para os auto cuidados, para fazer as tarefas da casa, para lidar com o dinheiro, e também uma pessoa que vai ter dificuldade nas relações interpessoais.

Geralmente os pacientes com Deficiência Intelectual são indivíduos “infantilizados”. Preferem a companhia de pessoas mais novas, são crianças que gostam de atividades de crianças mais novas que eles e principalmente, são pessoas que precisam de AJUDA para fazer as tarefas.

Avaliamos durante a consulta algumas características como:

. como ele toma banho, se alimenta, escova dente, pega objetos e resolve pequenos problemas do dia
. como ele se relaciona, com os horizontais (mesma idade) e verticais (mais velhos ou novos)
. as dificuldades tem que estar em vários locais, não só na escola.

Importante lembrar que para ser TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, essa dificuldade tem que aparecer durante o DESENVOLVIMENTO, ou seja, ainda na infância.

QUAL A ORIGEM DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?

A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL pode ter origem:

- GENÉTICA: condições cromossômicas ou hereditárias
- AMBIENTAL: exposição pré-natal a infecções ou toxinas // traumas perinatais (gravidade está relacionada ao tempo e duração do trauma) // desnutrição, experiências de privação social ou emocional //doenças graves na primeira infância
- IDIOPÁTICA: origem não especificada

COMO SABER SE A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL É LEVE OU GRAVE?

A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL é classificada nas categorias:
. leve
. moderada
. grave
. profunda

Essa classificação leva em conta o comportamento adaptativo e o nível de apoio que essa pessoa precisa.

Os tipos de apoio podem ser classificados como:
. intermitente: apoio apenas quando necessário
. limitado: duração contínuo, por tempo limitado, mas não intermitente (por exemplo apoio na escola ou no trabalho)
. contínuo: apoio caracterizado pela regularidade, normalmente diário
. pervasivo: apoio constante e intenso, necessário em diferentes áreas de atividade da vida.

Nós classificamos então a DEFICIÊNCIA INTELECTUAL como:

. LEVE: sintomas ficam mais evidentes a partir de 6 anos. Precisam de ajuda para algumas tarefas do dia a dia como organização do dinheiro e planejamento de atividades futuras. Na vida adulta, são funcionais, podendo ingressar no mercado de trabalho.
. MODERADA: dificuldades importantes que aparecem na idade pré escolar. No domínio social tem restrição em relação aos pares, tem menor capacidade verbal, se associam a crianças menores com relações mais superficiais. São adultos que vão trabalhar em atividades lúdicas. Podem precisar de alguma ajuda para transporte e auto cuidado.
. GRAVE e PROFUNDA: falam poucas palavras. Precisam de cuidados para quase tudo necessitando de um cuidador.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?

O diagnóstico de Deficiência Intelectual é feito pelo Neurologista ou Psiquiatra com experiência em Neurodesenvolvimento. Após uma conversa criteriosa, exame físico e exame neurológico, geralmente precisamos fazer uma investigação em busca da origem da DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Alguns exames complementares podem ser necessários, como avaliação da visão e da audição, em alguns casos exame de imagem com Ressonância magnética de encéfalo e testes genéticos e para erros inatos do metabolismo.

E O TESTE DO QI?

O teste do QI é feito durante a avaliação neuropsicológica. Ele não é mais fundamental para darmos o diagnóstico de DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, mas nos ajuda principalmente a identificar os pontos fortes e pontos fracos deste indivíduo e quais os aspectos que devem ser mais trabalhados durante o tratamento.

COMO É FEITO O TRATAMENTO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?

O tratamento da DEFICIÊNCIA INTELECTUAL é feito com equipe Multidisciplinar, composta por Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e por vezes Fisioterapeuta. Em alguns casos, os pacientes com DEFICIÊNCIA INTELECTUAL podem apresentar comportamento agitado ou agressivo e o tratamento com medicação pode estar indicado.

Ficou alguma dúvida sobre este tema ou sobre outro assunto da Neurologia? Siga a gente no Instagram ou entre em nosso canal do YouTube. Lá temos muitas informações para você!
Atendimentos na Zona da Mata de Minas Gerais e por teleconsultas.

Um grande abraço! Conte comigo.  

Por Dra. Belisa Lopes Alvares Santos
Neurologista pelo Hospital das Clínicas
CRM 70210 RQE 47227

(32)98862-7222

Edifício Golden Center Av. Barão do Rio Branco 2721, sala 604/605 Juiz de Fora - MG
Telefone e Whatsapp (32) 98862-7222