AUTISMO
Os primeiros sinais do Autismo podem ser vistos muito precocemente, ainda no primeiro ano de vida.
São sinais sutis, que os pais podem não perceber.
São bebês que podem fazer pouco contato visual, não interagir com as “gracinhas” dos pais, não se acalmar ao ser pegados no colo (por vezes ficam até mais irritados), não responder ao chamar seu nome.
Percebe como isso pode ser sutil e passar despercebido?
Já no segundo ano de vida, esses sinais ficam mais evidentes.
É comum que a criança dentro do Espectro tenha atraso de fala. Muitas vezes é o motivo da procura por ajuda.
Mas outros sinais também já são vistos nessa idade:
. pouco interesse em brincar com outras crianças (prefere ficar sozinho)
. interesses restritos (gosta de brincar apenas com um determinado brinquedo ou objeto)
. estereotipias (que são movimentos repetitivos como balançar o tronco para frente e para trás, balançar as mãos, andar na ponta dos pés)
. sensibilidade muito grande a alguns estímulos como barulhos, texturas, cores
E muitas outras características que deixariam este texto muito grande!
COMO FAZER O DIAGNÓSTICO DO AUTISMO?
Quando uma criança tem suspeita de Autismo, o profissional indicado para acompanhá-la é primeiramente o Neurologista ou o Psiquiatra. Importante que seja um profissional com experiência no assunto, já que os casos leves podem ser um desafio para o médico não capacitado.
O TRATAMENTO DO AUTISMO
Fechando o diagnóstico de Autismo, iniciamos o tratamento, que engloba outros profissionais de saúde, como Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e por vezes Fisioterapeuta.
O tratamento do Autismo varia de caso a caso. Lembra que estamos falando sobre um Espectro? Cada autista é diferente do outro e seu tratamento é individualizado.
Abaixo deixo as perguntas mais frequentes que recebo no consultório e a resposta para elas!
1) A partir de qual idade pode ser dado o diagnóstico de Autismo? Um Neurologista capacitado e com experiência em Autismo, consegue algumas vezes perceber sinais sugestivos antes mesmo de 01 ano de idade. Os sintomas mais evidentes geralmente aparecem após os 12 meses.
Vejo muitas famílias relatando que algum médico disse que o diagnóstico não poderia ser dado antes dos 03 anos, ou 04 anos, ou 05 anos. Isso não é verdade. Não temos idade mínima para o diagnóstico de Autismo. A criança apresentando o quadro clínico, as características compatíveis e preenchendo os critérios diagnósticos, mesmo que tenha menos de 02 anos, o diagnóstico pode sim ser feito! Quanto antes o diagnóstico, melhor o prognóstico (mais cedo será encaminhada para o tratamento)
2) Meu filho com Autismo vai precisar de remédio? O principal pilar no tratamento do Autismo não é medicamentoso e sim com as terapias. Usamos sim medicamentos para alguns casos específicos, geralmente em crianças com alteração do comportamento (agitação, agressividade, dificuldade de dormir e outros).
3) Como saber se meu filho tem autismo leve, moderado ou grave?
A classificação do Autismo em Leve, Moderado e Grave vai depender de quanto apoio ele precisa no quesito Comunicação Social e Comportamentos Restritos e Repetitivos.
-> Nível 1: “exigindo apoio”
-> Nível 2: “exigindo apoio substancial”
-> Nível 3: “exigindo apoio muito substancial”
Meu filho tem 02 anos e ainda não fala. Será que é Autismo?
Existem diversas causas de atraso de fala que são avaliadas na consulta. Por exemplo: deficiência auditiva, falta de estímulo, apraxia da fala, mutismo seletivo, etc…
A avaliação cuidadosa na consulta já nos guia para um caminho e por vezes precisamos de alguns exames ou da ajuda de um Fonoaudiólogo.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente e nos siga nas redes sociais! Estamos aqui para te ajudar. Atendemos em Juiz de Fora/MG e por teleconsultas.
Conhecimento é poder! Conte comigo!
Por Dra. Belisa Lopes Alvares Santos
Neurologista pelo Hospital das Clínicas
CRM 70210 RQE 47227